Lançamento Ceweb.br

Captura de Tela 2015-03-25 às 23.31.53

Foi lançado nessa terça-feira dia 25 de março, o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (CEWB.br). Criado como um departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br), ele tem o objetivo de viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas. O Ceweb.br nasce inspirado pelos princípios e projetos já desenvolvidos pelo Escritório Brasileiro do W3C (World Wide Web Consortium), hospedado e apoiado pelo NIC.br no Brasil desde 2008, com a missão de promover atividades que estimulem o uso de tecnologias abertas e padronizadas na Web.

Os resultados do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web serão consolidados em plataformas, cursos, estudos, recomendações e publicações por meio de acordos de cooperação e espaços de discussão e colaboração permanentes sobre dados abertos.

Além disso, o Ceweb.br conduzirá a coordenação do Grupo de Trabalho de Acessibilidade na Web no Brasil, o Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web e abrigará o laboratório de experimentação Web (LabWeb), criado para atender a demanda de testes com aplicações Web abertas e participação ativa no grupo de trabalho Data on the Web Best Practices do W3C.

Durante o evento, foram anunciados os primeiros resultados de trabalho do grupo:

– Curso Online “Dados abertos conectados”

– Paper “Explorando atributos web relacionados à acessibilidade em imagens e seu impacto sobre a indexação por ferramentas de busca”  de Reinaldo Ferraz

– Publicação: Cartilha de “Acessibilidade na Web, fascículo 1, formato epub http://www.w3c.br/pub/GT/grupoacessibilidade/cartilha-acessibilidade-web-w3cbrasil.epub